Contactos

Mimos Pet Shop

  • Pessoa de contato: Josseane / Rodrigo
  • Telefone: +55 (51) 3248-83-22
  • +55 (51) 8107-78-51
  • Endereço postal: Av:Icarai,1094 - Bairro:Cristal, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90810-000, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Quando os pêlos entram em queda

21/09/11

De ocorrência natural nos meses mais quentes, a queda de pêlos pode ser um sinal de problemas. Saiba como manter os bichos saudáveis e a casa limpa.

Eles são bonitos, fofinhos, muitas vezes tratados como membros da família e com acesso livre em todos os cômodos da casa. Mas o que fazer para que os amigos peludos não tornem a tarefa de manter a casa limpa uma aventura, espalhando tufos de pêlos por todos os cantos?

É normal cães e gatos derrubarem pêlos, pois estão sempre renovando a pelagem. Nos meses mais quentes do ano, essa queda intensifica, pois o aumento da temperatura faz com que os animais soltem pêlos para se refrescarem.

A queda só é um problema quando são encontradas falhas na pelagem ou feridas na pele do animal. Nesses casos, recomenda-se que procure um especialista.

Os cuidados básicos com a pelagem dos animais são: escovação diária e banho a cada 15 dias, para evitar doenças e controlar a queda dos pêlos.

Quando o assunto são os felinos, em alguns casos, quando o bichano é muito peludo, uma tosa leve é recomendável. Agora, se a pessoa não tem tempo para dispor de cuidados com seu animal recomenda a escovação no minímo uma vez por semana.

Os cuidados são importantes não apenas por questões estéticas, mas para garantir a saúde do pet e das pessoas que convivem com ele.

Cerca de 10% das pessoas alérgicas têm restrições justamente a animais peludos, como cães e gatos. A causa da alergia não é da pelagem, mas o que se pode ser encontrado nela. No caso dos gatos, são as partículas presentes na saliva e nas glândulas sebáceas, que se fixam na raiz dos pêlos. Nos cães o problema são os ácaros, que entram facilmente devido a esses animais estarem sempre deitados no chão. Por isso recomenda-se manter os animais e os locais em que eles ficam sempre limpos, para reduzir os fatores alérgicos.

Fonte: Gazeta do Povo - caderno animal

Artigos anteriores
Obesidade

21/09/11

Obesidade
Cães e gatos livres das pulgas
Cães e gatos livres das pulgas

21/09/11

Cães e gatos livres das pulgas